quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Torcida Cintanegrina

O Maguary já teve a segunda torcida cearense, disputando “pau-a-pau” com a do Ceará Sporting, o que fez muitos afirmarem que a mesma superava em número a torcida do adversário alvinegro, o que não procede.
A torcida ‘cintanegrina’ foi, indiscutivelmente, a segunda em número de aficcionados no Estado do Ceará. Ocorre que com o fechamento do Departamento de Futebol do ‘Clube dos Príncipes’, ocorrido em 27 de outubro de 1945, após perdermos o tri-campeonato para o Ferroviário que se sagrou campeão cearense daquele ano (o Maguary ficou com o vice-campeonato), nosso torcedor teve que buscar alternativa para vibrar no futebol.
Não foi torcer pelo Ceará, posto que o ‘escrete’ era o seu maior rival, tanto que o jogo entre eles era chamado de “o clássico alvinegro”. O Ferroviário também não poderia ser a opção, já que lembrava o trauma da perda do tri-campeonato, pelo qual o Maguary tanto sonho e investiu. Ademais, o Ferrim era um time vinculado basicamente aos funcionários (e familiares) da empresa pública ‘Rede Ferroviária Cearense’.
Restou o Fortaleza, que à época tinha a quarta torcida em número de adeptos e que se fez ‘herdeiro’ da grande leva de torcedores ‘cintanegrinos’, passando automaticamente à condição de clube detentor da segunda torcida do Estado, o que mantém até hoje, fruto das vitórias da equipe em diversos e seguidos campeonatos.

O Maguary pensa grande e quer ter novamente destaque entre os torcedores cearenses e brasileiros. Sabe, no entanto, que terá que trilhar o longo caminho das vitórias continuadas em jogos e campeonatos, para que possa com inteligência e também usando o marketing, conquistar os corações dos jovens aficcionados pelo esporte bretão (linguagem de antigamente).

Um comentário: